3 de dez. de 2012

Prata, por que escurece? E Quais os Cuidados?

Todo mundo, principalmente as mulheres amam um acessório. 
Um colar, um brinco, uma pulseira ou um anel são indispensáveis no dia-a-dia da mulher desde que o mundo é mundo.
Tem gente que gosta de jóia, gente que gosta de bijuteria e gente que gosta de prata.
Eu gosto de todos, mas tenho muuuita coisa em prata, coisas que tenho desde pequena e coisas herdadas de família. Eu uso muito. A Prata é bem mais barata que uma jóia e bem mais cara que uma bijuteria, porém é uma peça bonita e com qualidade, o único problema é que ela escurece e tem muita gente que não gosta dela exatamente por causa disso.
Mas por que a prata escurece?

A Prata quando entra em contato com algumas substâncias como enxofre, cloro e compostos sulfurados sofre uma reação, da qual se forma uma camada de sulfeto de prata que tem uma cor escura, essa reação chama oxidação.
Isso acontece com o passar do tempo pois esses determinados gazes estão presente no ar e também fazem parte da poluição atmosférica.
Esses gazes também estão presentes na composição de alguns alimentos como ovo, cebola, repolho, couve e etc.
O suor também ajuda a prata escurecer, ele é composto basicamente de água e sais minerais dissolvidos, os sais, ajudam a superfície da jóia a se misturar com o gás sufídrico ou com o dióxido de enxofre, facilitando a oxidação, explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.
Pessoas que tem um nível alto de ácido úrico no organismo escurecem a prata com mais rapidez.
Outros produtos que ajudam na oxidação são: Água santária que contém cloro, produtos que contém enxofre como anti-sépticos, colas brancas, água oxigenada cremosa, luvas de látex e etc.

Mas é importante saber que essa oxidação que ocorre na prata é apenas superficial e não afeta a qualidade da jóia, é apenas uma situação externa, removível.

Por isso é importante tomar alguns cuidados com a preservação da sua peça, e para limpa-lá é fácil, tem a flanela mágica e o Monzi, um ácido limpador de prata que tira essa oxidação.
E outros cuidadinhos também:

*Guardar em saquinhos plásticos bem fechados evitando a entrada de ar e separando uma peça da outra.
*Depois de usar e antes de guardar passar uma flanelinha própria para a prata.
*Não usar perfumes, produtos químicos e outros produtos que ajudam na oxidação.

Viu? com alguns cuidados você pode prolongar o brilho da sua peça, e depois é só limpar com os produtos específicos que já existem no mercado. Outra opção é mandar banhar sua peça com ródio que deixa a peça como nova e protege a prata dos gazes, sem que ela oxide.

Beijos Beijos!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...